Pedro do Rodeador Solicita ação de conscientização contra queimadas em Bonito

Pedro do Rodeador Solicita ação de conscientização contra queimadas em Bonito

Bonito-PE: Município Registrou 240,00mm de águas em menos de 24 horas.
Bonito entra em “Situação de Emergência” devido a seca, mesmo com chuvas.

O Vereador Pedro do Rodeador vem batendo forte na tecla do turismo na cidade de Bonito, buscando investimentos e lutando para a preservação do meio ambiente, em um dos seus requerimentos o vereador solicitou ao executivo da cidade que seja feito um ação de conscientização da população para evitar queimadas. 

Nesta última semana, ocorreu algumas queimadas criminosas, devastando uma grande parte do meio ambiente, de imediato os bombeiros foram acionados e evitaram danos maiores, não foi identificado os autores do crime. Colocar fogo em terreno, cerca, muro, afetando terceiros, ainda que não haja vítima, já é considerada crime de incêndio. O artigo 250 do Código Penal estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa.

As penas aumentam em um terço, em situações como a de o crime ser cometido para obter vantagem pecuniária; ou se o incêndio é em locais como casa habitada ou destinada a habitação, lavoura, pastagem, mata ou floresta, por exemplo.

Na lei dos crimes ambientais (lei nº 9.605/1998), também há previsão específica de penalidade, no artigo 41, para quem provocar incêndio em mata ou floresta: reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Se o crime é culposo (sem intenção), a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Foto: Mezaabe Vitor / Voz da Mata Sul

Na sua justificativa o vereador falou: ” Bonito poderá/deverá fazer/melhor práticas de prevenções do nosso patrimônio/natureza e evitar possíveis crimes ambientais como queimadas, desmatamentos, caça/comercialização de animais silvestres, tudo isso através de ações práticas/permanentes realizados pelos bombeiros de Bonito, inclusive mapeando/catalogando às comunidades/reservas ecológicas e fazendo visitas/orientações nas comunidades rurais, ecoturismo e turismo rural de Bonito, só temos a agradecer às possíveis ações/práticas pra preservar/conservar o nosso patrimônio natural de Bonito que pertence à todos nós,Bonito poderá/deverá fazer/melhor práticas de prevenções do nosso patrimônio/natureza e evitar possíveis crimes ambientais como queimadas, desmatamentos, caça/comercialização de animais silvestres, tudo isso através de ações práticas/permanentes realizados pelos bombeiros de Bonito, inclusive mapeando/catalogando às comunidades/reservas ecológicas e fazendo visitas/orientações nas comunidades rurais, ecoturismo e turismo rural de Bonito, só temos a agradecer às possíveis ações/práticas pra preservar/conservar o nosso patrimônio natural de Bonito que pertence à todos nós.” disse pedro.

Escrito por: Mezaabe Vitor – em busca da informação.

COMMENTS

WORDPRESS: 0