O WhatsApp começou a limitar o encaminhamento de mensagens para somente cinco contatos para usuários de todo o mundo, de acordo com WABetaInfo, site especializado no mensageiro. O objetivo da mudança, anunciada em julho, é evitar a proliferação das notícias falsas (fake news) por meio do app. Inicialmente, a plataforma permitia o envio de um mesmo conteúdo para mais de 200 pessoas simultaneamente.
Em agosto, o aplicativo adotou a restrição, de forma distinta, em alguns países: no Brasil, o limite passou a ser de 20 contatos, enquanto na Índia, caiu imediatamente para cinco. Em testes feitos pelo TechTudo, a nova configuração já está em vigor na versão beta do software, disponível para celulares Android.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/a/L/sxhTctRBW4ct68CkZPGA/mudancas-whatsapp-home.jpg)
Encaminhamento no WhatsApp passa a ser limitado a cinco pessoas — Foto: Reprodução/TechTudo
Há alguns meses, o mensageiro tem tomado algumas medidas a fim de evitar a proliferação de mensagens falsas. A decisão foi tomada após o registro de, pelo menos, 20 mortes na Índia provocadas pela proliferação de boatos sobre supostos traficantes que sequestrariam crianças para vendê-las. Os rumores foram disseminados majoritariamente pelo aplicativo, que registra 200 milhões de adeptos por lá.
Por aqui, a aplicação de bate-papo tem sido usada por cibercriminosos para aplicar golpes de phishing. Na maior parte dos casos, hackers criam páginas promocionais falsas atribuídas a marcas reais, a fim de obter dados pessoais das vítimas ou lucrar por meio de cliques feitos – método conhecido por engenharia social. A dificuldade de identificar a origem dos recados mal-intencionados está no fato de que o sistema de chat utiliza criptografia de ponta a ponta, uma técnica que inviabiliza a interceptação do conteúdo compartilhado no aplicativo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/Y/5/oL3kGHSM2hqiQIwcw1Fg/untitled-2.jpg)
Nova restrição de encaminhamento já está disponível no WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/ TechTudo
Em nota publicada em julho, o WhatsApp afirmou que as mudanças buscavam melhorar a segurança e a privacidade dos usuários no dia a dia. “Nós acreditamos que essas medidas – e que continuaremos a avaliar – poderão manter o WhatsApp do jeito que ele deve ser: um app para conversas privadas”, explicou o comunicado do software.
Além da restrição ao número de pessoas que se pode enviar uma mensagem ao mesmo tempo, o WhatsApp também removeu o botão de encaminhamento rápido ao lado de mídias e links na versão web. O serviço também passou a informar aos usuários quando recebiam um conteúdo encaminhado – a prática reforça quando um remetente endereça algo que não foi gerado por ele.
Na época, a companhia afirmou ao TechTudo que a indicação extra “tornará as conversas individuais ou em grupo mais fáceis de serem seguidas”. Também encorajaram os usuários a “pensar com cuidado” antes de repassar mensagens na plataforma. “Lembre-se de que você pode bloquear ou denunciar um contato como spam”, diz o texto.
Via WABetaInfo
COMMENTS