Olinda dá início ao processo de matrícula 2021 para estudantes da rede municipal.

Olinda dá início ao processo de matrícula 2021 para estudantes da rede municipal.

Em Cortês, escolas e creche recebem reformas e melhorias.
Governo de Pernambuco detalha protocolo para reabertura de escolas e faculdades.

Em Olinda, a rede municipal de ensino deu início ao processo de matrículas para o ano letivo de 2021. Os estudantes veteranos têm até o dia 30 de novembro para renovar ou transferir suas vagas em suas respectivas unidades escolares. Já as inscrições dos novatos vão do dia 4 até 15 de janeiro e será de forma on-line.

Segundo a Prefeitura de Olinda, o processo funcionará em três etapas, começando pela renovação das matrículas, depois o remanejamento/transferência de alunos e por fim, a matrícula de estudantes novatos.

Renovação de matrícula dos veteranos

A primeira etapa, que compreende a renovação das matriculas dos estudantes veteranos e o remanejamento, vão até o dia 30 novembro. Os pais ou responsáveis dos estudantes de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão assegurar a vaga ao aluno matriculado em 2020 na unidade escolar onde estuda, mediante confirmação do responsável legal do estudante menor de 18 anos. Segundo a prefeitura, os estudantes maiores de 18 anos poderão confirmar a renovação mediante sua própria assinatura.  O responsável legal ou o estudante que não confirmar a matrícula no período estabelecido terá a sua vaga disponibilizada.

Remanejamento ou transferência dos estudantes

Para a segunda etapa, a prefeitura informou que o remanejamento entre as escolas da rede municipal ocorrerá mediante a disponibilidade vagas da escola solicitada. O processo de transferência ocorrerá por solicitação do pai ou responsável, se o estudante for menor de idade. É necessário o comparecimento do estudante maior de idade à instituição onde estuda, caso pretenda mudar de unidade escolar. 

De acordo com a gestão, devido à pandemia, a documentação que inclui certidão de nascimento ou casamento, histórico Escolar ou Declaração válida por 60 dias, 01 foto 3×4 atual, comprovação do grupo sanguíneo, RG e CPF do estudante ou responsável por menores de idades, Nº do NIS, cópia do cartão do Bolsa Família (quando beneficiário) e comprovante de residência (conta de luz, água ou declaração de moradia), só será requerida no início das aulas presenciais dos alunos veteranos.

Matrículas dos estudantes novatos
Na última etapa, para os estudantes novatos, a matrícula vai de 4 a 15 de janeiro de 2021, e acontecerá pelo site www.olindamatriculaconectada.com.br. Para a confirmação da matrícula on-line, os responsáveis ou estudante maior de 18 anos deverão comparecer a escola com o comprovante da matrícula realizada, no período de 18 a 29 de janeiro de 2021, portando os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento; Histórico Escolar ou Declaração (válida por 60 dias); 01 foto 3×4 (atual); Comprovação do grupo sanguíneo; RG e CPF do estudante ou responsável por menores de idades; Nº do NIS; Cópia do cartão do Bolsa Família (quando beneficiário); comprovante de residência (conta de luz, água ou declaração de moradia).

Alunos sem comprovação de estudos e Matrículas do CEMOA matrícula de estudantes sem comprovação de estudos que desejam cursar o Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, ou na Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais, poderá ser realizada e os estudantes serão submetidos a um processo de avaliação nas escolas, com instrumento avaliativo elaborado por comissão designada pela Secretaria Executiva de Políticas e Programas Educacionais (SEPPE) e parecer fornecido pela Diretoria de Acompanhamento aos Programas e Projetos Educacionais e Regularização Escolar (DAPPPRE), com a finalidade de verificar em que ano ou nível a matrícula deverá ser realizada, como garante a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O horário de atendimento ao público no período de matrícula acontece das 08 às 17 horas para as escolas que funcionam em dois turnos e as que funcionam em três turnos, de 8 às 18 horas.

Já no Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) e a matrícula no curso de Língua Estrangeira e Informática no Núcleo de Tecnologia e Idiomas (NTECI), seguirá até 15 de janeiro de 2021. Mais informações estão disponíveis no site do projeto www.olindamatriculaconectada.com.br 

fonte: Diario de Pernambuco.

COMMENTS

WORDPRESS: 0