Presidente da Câmara de Bonito esclarece em nota projeto de lei que denomina nome para praça do japonês

Presidente da Câmara de Bonito esclarece em nota projeto de lei que denomina nome para praça do japonês

Servente de pedreiro é morto a tiros em Bonito
Após dois anos inadimplentes, Câmara de Bonito retoma convênio com União dos Vereadores de Pernambuco – UVP

O presidente da Câmara Municipal de Bonito, Paulinho de Devá (PSB), enviou uma nota de esclarecimentos para a nosso blog, em resposta a uma matéria publicada nesta quarta-feira (15/09) após uma grande repercussão sobre um projeto de lei que denomina um nome para a praça da saudade, conhecida como praça do Japonês em Bonito, Agreste Pernambucano.

A Praça recebeu o nome em homenagem a imigração Japonesa em Bonito e que segundo a comunidade, o vereador fez o projeto sem consultar os mesmos.

Nesta quinta-feira, 16 de setembro, está previsto para a segunda votação do projeto de lei, a nossa equipe estará presente trazendo mais informações sobre a votação.

Leia a nota na integra do presidente da Câmara de Bonito

NOTA OFICIAL

A Câmara Municipal do Bonito esclarece que o Projeto de Lei 12/2021, de autoria do presidente da Casa Paulinho de Devá, tem o objetivo único e exclusivo de homenagear a comunidade japonesa local, e que em nenhum momento deixa de contemplar qualquer cidadão ou cidadã de descendência oriental que escolheu Bonito para viver, tampouco fere a honra e dignidade de nenhum representante nipo-bonitense.

A Casa Leônidas Vila Nova informa que o projeto foi discutido e aprovado em primeira votação com 11 votos favoráveis, tendo uma abstenção, do vereador Eiji Morimura, o que ressalta a transparência e legalidade do Projeto de Lei apresentado.

Em nenhum momento, houve “autoritarismo” para a aprovação do Projeto de Lei, uma vez que o vereador Paulinho de Devá utilizou apenas de suas prerrogativas legais para a tramitação e apreciação do PL, que passou pelas comissões e obteve parecer favorável do relator, acompanhado pelo presidente e respectivo membro, sendo discutido exaustivamente em plenário e aprovado pela maioria absoluta dos parlamentares.

O Poder Legislativo tem o diálogo como um de seus princípios invioláveis, e está à disposição para ampliar a discussão, ressaltando a legalidade e constitucionalidade do PL, uma vez que não existe nenhuma lei que atribua um nome oficial à praça, conhecida popularmente como “Praça do Japonês”.

A escolha do nome contempla com muito respeito e acolhimento a comunidade japonesa de Bonito, uma vez que o homenageado contribuiu fortemente para o desenvolvimento econômico e fortalecimento da cultura japonesa local. A proposição segue preceitos legais e por isso foi colocada em discussão.

A Câmara Municipal do Bonito em nome do presidente Paulinho de Devá está à disposição.

COMMENTS

WORDPRESS: 0