Com ausência de diversas autoridades, Audiência Pública é realizada em Cortês.

Com ausência de diversas autoridades, Audiência Pública é realizada em Cortês.

Nos seus 64 anos de emancipação politica, Cortês tem parte de sua história resgatada.
Cortês-PE: Campanha mobiliza milhares de pessoas para ajudar Micael

Na manhã desta última terça-feira(31), aconteceu no município de Cortês na Mata Sul Pernambucana uma Audiência Pública com intuito de melhorar a educação no município. A Audiência foi uma solicitação do vereador Salatiel Oliveira, na Câmara Municipal de Vereadores.

O evento, presidido pelo Vereador Nidinho da Saúde teve inicio as 9:30hs da manhã. Na ocasião estiveram presentes algumas autoridades entre eles o Prefeito Reginaldo Morais e seu secretariado, que ficaram pouquíssimo tempo no evento, deixando alguns professores chateados com à situação. Apesar do prefeito ter justificado que precisaria se ausentar por motivo de outras reuniões, alguns professores não gostaram da atitude: “Não tem sentido discutir um plano melhor para os professores, como PCCV, bonificação, carga horária entre outros benefícios também para a educação do município se quase todo executivo que executará as ações não estão presentes”. disse alguns professores.

Também foi notória a ausência de alguns vereadores, será que a educação do município não é tão importante para as autoridades se ausentarem com facilidade ou não darem a atenção devida ao assunto ?

Centenas de professores se fizeram presentes, assim como a sociedade em geral como os lojistas, comerciantes e outros… mostrando assim, que querem uma evolução e melhorias na educação do município, opinando sobre os assuntos pautados, dando dicas e sugestões, o município tem muito a crescer, caberá ao executivo do município uma atenção maior sobre o tema para à classe dos profissionais que trabalham na área.

Vereador Salatiel Oliveira, Audiência Pública em Cortês. ( Foto: Mezaabe Vitor / Voz da Mata Sul )

Em conversa com o vereador Salatiel, o mesmo externou sua alegria ao ver a sociedade engajada junto com o poder legislativo, executivo: A discussão foi ampla, debatemos mais a politica salarial dos professores e outros assuntos importantes, contamos com a participação da educação, do jurídico e financeiro. O debate foi rico, buscamos uma melhor solução para os professores como um bem estar, salários, aprendizagem. Ao final, acho que ganhamos, foi um evento muito importante para o município e abriu o leque para ouras audiências que virão por ai.” disse o vereador.

Vereador Nidinho da Saúde, Audiência Pública em Cortês. ( Foto: Mezaabe Vitor / Voz da Mata Sul )

O vereador Nidinho da Saúde que presidiu a audiência também externou sua alegria: “Sinto-me feliz em presidir um evento tão importante como este. A educação é essencial, é nossa base e temos que procurar melhorias para os professores, tem que ter um salário digno para sua profissão, benefícios conquistados pela classe temos que preservar, estou aqui para somar e irei continuar fazendo isto na função que estou de legislativo do município.” disse o vereador.

Segundo dados apresentados na reunião, em 2018 apenas 2.885 alunos se matricularam na rede municipal de ensino, um número muito baixo se comparar com anos anteriores. O motivo seria que, os jovens, principalmente da zona rural estão migrando para outras cidades à procura de empregos. A prefeitura precisa urgentemente fazer planos, oferecer cursos de capacitação, profissionalizante, técnicos e superiores para capacitar os jovens para o mercado de trabalho, precisam também dar incentivos fiscais a empresas para que se instalem no município, abrindo oportunidade para os jovens cortesenses.

Voz da Mata Sul – em busca da informação

COMMENTS

WORDPRESS: 0