Novo golpe no WhatsApp promete “Kit de Maquiagem” no dia da mulher.

Novo golpe no WhatsApp promete “Kit de Maquiagem” no dia da mulher.

Campanha falsa está sendo anunciada por meio de notificações via navegador.

O Dia Internacional da Mulher está funcionando como isca de um novo ataque malicioso disseminado via WhatsApp. A mensagem promete um kit de maquiagem

Novo golpe no WhatsApp promete passagens aéreas gratuitas.
Golpe que oferece chamada de vídeo no WhatsApp atrai 10 mil vítimas em 1 hora
WhatsApp libera chamadas de grupo com áudio e vídeo para todos.
Novo Boato diz que WhatsApp irá Sair do Ar Por Causa da Baleia Azul.
WhatsApp terá compartilhamento de localização em tempo real.
Vereador Salatiel Cortez

Dia Internacional da Mulher está funcionando como isca de um novo ataque malicioso disseminado via WhatsApp. A mensagem promete um kit de maquiagem gratuito às pessoas que acessarem o site.

Para disseminar o golpe de maneira mais efetiva, os criminosos convidam usuários a compartilharem uma mensagem com seus contatos, além de notificações de navegadores e sites, visando alcançar um maior número de vítimas.

Assim como em outras campanhas maliciosas encontradas recentemente, a campanha falsa está sendo anunciada por meio de notificações via navegador.

A campanha é similar a outras disseminadas ultimamente, mas possui um foco na área de varejistas do setor de beleza – sendo que o ataque oferece produtos que não existem. Quando a vítima clica no link indicado, ela é direcionada para um site falso com muitas propagandas – forma usada pelo criminoso para monetizar o golpe. Em alguns casos, quando o golpe é completado, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso.

A temática dos golpes são bem similares com outros golpes disseminados em 2017, como os que envolveram Walmart, Uber e Nespresso.

“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab. ( via: Olhar Digital )

FAINTVISA - FACULDADE DA VITÓRIA

COMMENTS

WORDPRESS: 0