Prefeitura de Cortês confirma primeiro caso de Covid-19 no município

Prefeitura de Cortês confirma primeiro caso de Covid-19 no município

URGENTE | Secretaria de Saúde de Cortês comunica 1º caso suspeito do Coronavírus
Palmares decreta suspensão de eventos com mais de 100 pessoas e suspende aulas por 15 dias

A Prefeitura de Cortês através da secretaria de saúde confirmou na noite deste domingo (26) o primeiro caso de Coronavírus (Covid-19) no município.

Ainda segundo o boletim, mais dois casos estão em investigação e 34 em monitoramento domiciliar. O paciente realizou o teste no hospital Santa Efigênia e deu positivo e o hospital não realizou a notificação aos órgãos de saúde do Estado, o qual levou o atraso na divulgação dos boletins diários do governo.

LEIA A NOTA NA INTEGRA!

NOTA DE ESCLARECIMENTO | PRIMEIRO CASO DE COVID-19 EM CORTÊS

A Prefeitura de Cortês, vem através da secretaria de Saúde informar primeiro caso de Covid-19 em nosso município.

No dia 23 de Abril de 2020 por volta das 17:30hs recebemos a informação através de grupos de Whatsapp que o Hospital Santa Efigênia em Caruaru havia emitido um boletim do próprio hospital referindo que tinha testado positivo um paciente de Cortês.

Assim que recebemos a informação ligamos de imediado para o hospital supracitado onde o mesmo informou que o setor responsável por estas informações funciona das 8 às 17h.

No dia seguinte a Secretária de Saúde do Município, Sáskia Souza entrou em contato novamente e conversou com a Enfermeira responsável pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), a mesma relatou que o paciente realmente havia testado POSITIVO para o Covid-19.

Porém, o hospital não realizou a NOTIFICAÇÃO necessária aos órgãos de saúde, deixando o nosso município sem informações sobre o caso. Foi solicitado de imediato as informações do paciente e o resultado do exame para que pudéssemos continuar tomando as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde. O paciente e seus familiares já estavam sendo monitorados pela nossa equipe e estavam em isolamento em suas residências.

Seguimos as orientações e informações repassadas pela 3ª GERES, órgão OFICIAL e até o momento, essa notificação não consta no banco de dados OFICIAL DO GOVERNO E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informamos que estamos acionando os órgãos através de relatórios para que tomem as medidas cabíveis mediante a essas informações divulgadas pelo hospital e apure a falha grave cometida pelo mesmo, em não informar ao CIEVS-PE e órgãos de controle do vírus sobre o paciente.

Ainda seguindo as orientação da III GERES, realizamos a notificação aos órgãos sobre o caso, o qual irá sair nos próximos boletins diários divulgados pelo Governo do Estado.

É de total RESPONSABILIDADE dos hospitais públicos e privados emitirem as notificações dos casos, para que os municípios continuem tomando as devidas providências no enfrentamento, prevenção e combate ao Coronavírus em prol da população.

Continuamos vigilantes e monitorando os casos através das nossas Unidades de Saúde e do Hospital Senador Antônio Farias.

A Secretaria de Saúde trabalha com TRANSPARÊNCIA, RESPONSABILIDADE E ÉTICA.

PREFEITURA DE CORTÊS, UM GOVERNO PARA TODOS!”

COMMENTS

WORDPRESS: 0