WhatsApp deve limitar encaminhamento de mensagens em todo o mundo

WhatsApp deve limitar encaminhamento de mensagens em todo o mundo

O WhatsApp começou a limitar o encaminhamento de mensagens para somente cinco contatos para usuários de todo o mundo, de acordo com WABetaInfo, site

GOLPE | Novo golpe no WhatsApp promete vagas de emprego na Havan e rouba dados.
Golpe que oferece chamada de vídeo no WhatsApp atrai 10 mil vítimas em 1 hora
Novo golpe no WhatsApp promete “Kit de Maquiagem” no dia da mulher.
Novo golpe no WhatsApp promete passagens aéreas gratuitas.
Novo Boato diz que WhatsApp irá Sair do Ar Por Causa da Baleia Azul.
FAINTVISA

O WhatsApp começou a limitar o encaminhamento de mensagens para somente cinco contatos para usuários de todo o mundo, de acordo com WABetaInfo, site especializado no mensageiro. O objetivo da mudança, anunciada em julho, é evitar a proliferação das notícias falsas (fake news) por meio do app. Inicialmente, a plataforma permitia o envio de um mesmo conteúdo para mais de 200 pessoas simultaneamente.

Em agosto, o aplicativo adotou a restrição, de forma distinta, em alguns países: no Brasil, o limite passou a ser de 20 contatos, enquanto na Índia, caiu imediatamente para cinco. Em testes feitos pelo TechTudo, a nova configuração já está em vigor na versão beta do software, disponível para celulares Android.

Encaminhamento no WhatsApp passa a ser limitado a cinco pessoas — Foto: Reprodução/TechTudo

Encaminhamento no WhatsApp passa a ser limitado a cinco pessoas — Foto: Reprodução/TechTudo

Há alguns meses, o mensageiro tem tomado algumas medidas a fim de evitar a proliferação de mensagens falsas. A decisão foi tomada após o registro de, pelo menos, 20 mortes na Índia provocadas pela proliferação de boatos sobre supostos traficantes que sequestrariam crianças para vendê-las. Os rumores foram disseminados majoritariamente pelo aplicativo, que registra 200 milhões de adeptos por lá.

Por aqui, a aplicação de bate-papo tem sido usada por cibercriminosos para aplicar golpes de phishing. Na maior parte dos casos, hackers criam páginas promocionais falsas atribuídas a marcas reais, a fim de obter dados pessoais das vítimas ou lucrar por meio de cliques feitos – método conhecido por engenharia social. A dificuldade de identificar a origem dos recados mal-intencionados está no fato de que o sistema de chat utiliza criptografia de ponta a ponta, uma técnica que inviabiliza a interceptação do conteúdo compartilhado no aplicativo.

Nova restrição de encaminhamento já está disponível no WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/ TechTudo

Nova restrição de encaminhamento já está disponível no WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/ TechTudo

Em nota publicada em julho, o WhatsApp afirmou que as mudanças buscavam melhorar a segurança e a privacidade dos usuários no dia a dia. “Nós acreditamos que essas medidas – e que continuaremos a avaliar – poderão manter o WhatsApp do jeito que ele deve ser: um app para conversas privadas”, explicou o comunicado do software.

Além da restrição ao número de pessoas que se pode enviar uma mensagem ao mesmo tempo, o WhatsApp também removeu o botão de encaminhamento rápido ao lado de mídias e links na versão web. O serviço também passou a informar aos usuários quando recebiam um conteúdo encaminhado – a prática reforça quando um remetente endereça algo que não foi gerado por ele.

Na época, a companhia afirmou ao TechTudo que a indicação extra “tornará as conversas individuais ou em grupo mais fáceis de serem seguidas”. Também encorajaram os usuários a “pensar com cuidado” antes de repassar mensagens na plataforma. “Lembre-se de que você pode bloquear ou denunciar um contato como spam”, diz o texto.

Via WABetaInfo

COMMENTS

WORDPRESS: 0